top of page

Convidados de Março

Conheça o clube
0072 - Salvati - Barbera Piemonte.jpg
Barbera Piemonte.png
Peverella.png
0067 - Salvati - Histórico Peverella.jpg

UM POUCO SOBRE SALVATI & SIRENA:

No local onde hoje encontra-se a vinícola existia uma gigante rocha de pedra basáltica, a qual foi sendo extraída e durante quase uma década, a construção da vinícola foi sendo realizada. Isso se deu através da sobreposição de pedras irregulares (método denominado Cantaria).

O resultado foi a construção de um local único e memorável. A vinícola possui forma octogonal, estrutura que foi cuidadosamente estudada para o melhor aproveitamento do espaço físico. No interior do prédio, são preservadas pipas de madeira de diversas formas e tamanhos.

As pipas instaladas no local permitem que o vinho, através dos poros de madeira, faça uma troca com o meio ambiente, permitindo que a bebida tenha uma característica única em seu envelhecimento, resultando em sabores incomparáveis.

BARBERA PIEMONTE:

Foi uma das primeiras variedades tintas viníferas difundidas na Serra Gaúcha, tendo sua origem no Norte da Itália, região de Piemonte. Extinguiu-se assim que chegaram as variedades de origem francesa em território nacional. Devido ao seu caráter histórico-cultural, foi resgatada pela vinícola, tendo em vista uma valorização da cultura italiana.

Uvas de vinhedos próprios, com baixa produção por hectare, máximo amadurecimento fenólico, seleção de cachos, esmagamento lento e suave, maceração de 8 dias à temperatura de fermentação 22° à 26° C, leveduras selecionadas, fermentação malolática espontânea, envelhecido em pipas de madeira brasileira inerte por 36 meses, e carvalho francês, engarrafado e permanece em caves por 8 meses.

PEVERELLA:

Primeira variedade branca vinífera, vinda da Itália, região do Vêneto. Escrita em dialeto Vêneto, cuja palavra "Peverella" deriva do dialeto "pevero", que na tradução para o português significa pimenta. Seu sabor levemente picante na ponta da língua lhe confere o nome da variedade. A casta foi extinta quando chegaram outras variedades europeias economicamente mais viáveis, por força do marketing,hibridas e americanas para suco de uva.

Uvas de vinhedos próprios, com baixa produção por hectare, máximo amadurecimento, seleção de cachos, esmagamento lento e suave, maceração à frio por 24 horas, escorrimento estático, leveduras selecionadas, fermentação à 15° C, envelhecimento em barricas de madeira brasileira inerte, engarrafado e permanecido em caves, por 04 meses.

Gabarito site.jpg
bottom of page